suporte

Serviço

Usuários e senhas de domínio

por Portal CTIC
Publicado: 03/03/2017 - 12:05
Última modificação: 03/03/2017 - 12:05
Público-alvo: 
Docente / Técnico Administrativo / Órgão Administrativo / Unidade Acadêmica / Especial
Assunto: 
Suporte
Área de Atendimento: 
Suporte ao Usuário
Setor Responsável: 
+55 34 3239-4274 Ramal: 4274
Definições: 

O CTI é o responsável pela criação e manutenção de usuários de domínio utilizados pelos servidores da Universidade Federal de Uberlândia. Logo, estes são os domínios gerenciados pelo CTI:

  • NUPROSM
  • FACIP
  • MONTE
  • PATOS

Para solicitar a criação e/ou alteração de um usuário de domínio, é necessário o envio das seguintes informações institucionais:   

Nome completo do usuário:
Matrícula no SIAPE:
Sigla do Depto (Setor):
Função:
Localização (Bloco/Sala/Campus):
Telefone institucional:
Telefone celular:
Telefone residencial:
E-mail institucional:

Para solicitar a Criação e/ou alteração de usuário de Domínio,é necessária a abertura de um chamado (Ordem de Serviço) clicando sobre o botão “Solicitar Serviço” existente ao lado esquerdo da página. Selecionar a Área Responsável e marcar a opção de “Problema:  Criação/Alteração De Usuário De Rede (Domínio)”.

Para solicitar a substituição de senha de usuário de domínio por motivo de esquecimento, é necessária também a abertura de um chamado (Ordem de Serviço) pelo próprio usuário, escolhendo a mesma opção de “Problema” acima. Além disso, o servidor poderá ir pessoalmente a Divisão de Suporte do CTI, com os documentos pessoais e institucionais, para se identificar e solicitar a troca da senha.

Caso tenha se esquecido da senha de seu E-mail institucional, o usuário deverá vir PESSOALMENTE ao CTI-Centro de Tecnologia da Informação, Campus Santa Mônica, Bloco 1J - Sala 1J207 ou Sala 1J216, com os documentos pessoais e institucionais (servidores), pessoais e acadêmicos (discentes) a fim de que possamos realizar a alteração.

Por questões de segurança, NÃO fazemos alterações de senhas de correio eletrônico (e-mail) nem por telefone nem por E-mail e nem por O.S..

Serviço

Troca de Computador

por Portal CTIC
Publicado: 03/03/2017 - 11:16
Última modificação: 03/03/2017 - 11:16
Público-alvo: 
Docente / Técnico Administrativo / Órgão Administrativo / Unidade Acadêmica / Especial
Assunto: 
Suporte
Área de Atendimento: 
Suporte ao Usuário
Setor Responsável: 
+55 34 3239-4274 Ramal: 4274
Definições: 

Esse serviço refere-se à troca de um equipamento que está em uso pelo usuário por outro novo ou usado que esteja em melhores condições de funcionamento. (observação: o CTI não fornece equipamentos novos e/ou usados para troca).

Se for necessário copiar arquivos do computador em uso para o novo e esses arquivos forem de tamanho igual ou superior a 8GB, os micros deverão ser enviados para Divisão de Suporte de sua área de atendimento, para a transferência desses arquivos. (Observação: para cópia inferior a 8GB, o usuário deverá possuir meios físicos para essa transferência de arquivos, como PEN DIVRE e/ou HD EXTERNO.

O BACKUP (cópias de arquivos) é de total e absoluta responsabilidade do usuário, ficando o CTI isento de qualquer responsabilidade pela perda de dados durante o processo de troca do microcomputador, notebook ou netbook.

Para solicitar a Troca de Computador, é necessária a abertura de um chamado (Ordem de Serviço) clicando sobre o botão “Solicitar Serviço” existente ao lado esquerdo da página. Selecionar a Área Responsável e marcar a opção de Problema: “Instalar/Trocar Computador”.

Tópicos: 
Serviço

Impressoras e Periféricos

por Portal CTIC
Publicado: 03/03/2017 - 11:13
Última modificação: 03/03/2017 - 11:13
Público-alvo: 
Docente / Técnico Administrativo / Órgão Administrativo / Unidade Acadêmica / Especial
Assunto: 
Manutenção de equipamentos / Suporte
Área de Atendimento: 
Suporte ao Usuário
Setor Responsável: 
+55 34 3239-4274 Ramal: 4274
Definições: 

Impressoras

O atendimento a questões referentes a impressoras refere-se à instalação e/ou remanejamento de impressoras novas e/ou usadas de um local para outro.

No caso de manutenção de impressoras, o serviço da Divisão de Suporte do CTI limita-se apenas a reconfigurar, reinstalar drivers, troca de toners/cartuchos e identificar defeitos físicos.

Se for identificado algum defeito físico na impressora no decorrer do atendimento, o usuário será orientado no sentido de encaminhá-la à DIMAN e passar pela devida manutenção de HARDWARE, que é de responsabilidade exclusiva desse setor.

Para solicitar a instalação/manutenção de impressoras, é necessária a abertura de um chamado (Ordem de Serviço) clicando sobre o botão “Solicitar Serviço” existente ao lado esquerdo da página. Selecionar a Área Responsável e marcar a opção de Problema: “Instalação/Manutenção De Impressoras”.

No caso de compartilhamento de impressoras que já estejam instaladas, selecione na opção “Problemas:” o item “Compartilhamento De Pastas E/Ou Impressoras”.

Periféricos

A instalação/manutenção de equipamentos diversos e periféricos refere-se apenas a equipamentos computacionais ligados externamente a microcomputadores, notebooks e netbooks.

A instalação/manutenção de equipamentos de maior complexidade e que exijam conhecimento específico e especializado para tal questão é de responsabilidade do fornecedor e/ou fabricante.

A manutenção em equipamentos/periféricos computacionais por parte do CTI limita-se apenas ao mal funcionamento referente a drivers, instalação incorreta ou problemas no sistema operacional. Se for identificado algum defeito físico no equipamento/periférico durante o atendimento, o usuário será orientado a encaminhá-lo à DIMAN e passar pela devida manutenção de HARDWARE, que é de responsabilidade exclusiva desse setor.

Para solicitar a instalação/manutenção de equipamentos e periféricos, é necessária a abertura de um chamado (Ordem de Serviço) clicando sobre botão “Solicitar Serviço” existente ao lado esquerdo da página. Selecionar a Área Responsável e marcar a opção de Problema: ”Instalação/Manutenção De Equipamentos/Periféricos”.

Tópicos: 
Serviço

Formatação de Computador

por Portal CTIC
Publicado: 03/03/2017 - 11:07
Última modificação: 03/03/2017 - 11:07
Público-alvo: 
Docente / Técnico Administrativo / Órgão Administrativo / Unidade Acadêmica / Especial
Assunto: 
Manutenção de equipamentos / Suporte
Área de Atendimento: 
Suporte ao Usuário
Setor Responsável: 
+55 34 3239-4274 Ramal: 4274
Definições: 

Para formatação de microcomputadores, notebooks e netbooks com número de patrimônio da UFU, é necessária a abertura de uma Ordem de Serviço para cada equipamento patrimoniado.

CTI instala e dá suporte apenas aos Sistemas Operacionais Windows XP e Windows 7. Assim, a instalação/suporte de outros sistemas operacionais (Linux, Mac OS e Outros) depende de uma confirmação prévia junto aos técnicos do CTI responsáveis pelo atendimento de seu setor. Para as máquinas que possuem licenças do Windows, somente poderemos substituir o sistema operacional para outro que seja Open-Source ou licenciado.

O BACKUP (cópias de arquivos) é de total e absoluta responsabilidade do usuário, ficando o CTI isento de qualquer responsabilidade pela perda de dados durante o processo de manutenção/formatação do microcomputador, notebook ou netbook.

Se no micro a ser formatado houver instalado algum software proprietário que necessite de licença, o mesmo somente será reinstalado se o usuário possuir o número de licença devidamente legalizado e confirmado. Caso o software seja posteriormente instalado sem a devida licença, consequentemente o usuário será o único responsável judicial/penal. Portanto, a UFU e o Centro de Tecnologia da Informação estarão isentos de quaisquer responsabilidades jurídicas e/ou processuais sobre tal questão.

Após a formatação, serão instalados apenas softwares Open Source/FREE ou Licenciados para a UFU e os de propriedade intelectual da própria Universidade.

Se for identificado algum defeito físico no microcomputador durante a formatação, esse será devolvido ao seu setor de origem para que o usuário o encaminhe à DIMAN e passe pela devida manutenção de HARDWARE, que é de responsabilidade restrita desse setor.

Para a abertura de um chamado (Ordem de Serviço), clique sobre o botão “Solicitar Serviço” existente ao lado esquerdo da página. Selecione a Área Responsável e marque a opção de “Problema:  Formatação de Computador”.

Serviço

Manutenção de Equipamentos

por Portal CTIC
Publicado: 03/03/2017 - 11:04
Última modificação: 03/03/2017 - 11:17
Público-alvo: 
Docente / Técnico Administrativo / Órgão Administrativo / Unidade Acadêmica / Especial
Assunto: 
Manutenção de equipamentos
Área de Atendimento: 
Suporte ao Usuário
Setor Responsável: 
+55 34 3239-4274 Ramal: 4274
Definições: 

A manutenção de equipamentos computacionais por parte do CTI limita-se apenas ao suporte técnico de aplicativos/programas/softwares, não estando a nossa equipe de suporte autorizada a executar tarefas de manutenção física em nenhum equipamento patrimoniado da UFU, pois é um serviço de responsabilidade exclusiva da Divisão de Manutenção em Equipamentos (DIMAN).

A equipe técnica do CTI se disponibiliza a fazer uma primeira avaliação para verificar se o problema com algum equipamento computacional de patrimônio UFU é no Sistema Operacional/Drivers ou de natureza física. Para tal, é necessária a abertura de um chamado (Ordem de Serviço) clicando sobre o botão “Solicitar Serviço” existente ao lado esquerdo da página. Selecionar a Área Responsável e marcar a opção de Problema: “Instalação/Manutenção De Equipamentos/Periféricos”.

Serviço

Tokens

por Portal CTIC
Publicado: 03/03/2017 - 11:01
Última modificação: 03/03/2017 - 11:01
Público-alvo: 
Docente / Técnico Administrativo / Órgão Administrativo / Unidade Acadêmica / Especial
Assunto: 
Suporte
Área de Atendimento: 
Suporte ao Usuário
Setor Responsável: 
+55 34 3239-4274 Ramal: 4274
Definições: 

Para a instalação e/ou manutenção do dispositivo TOKEN, é indispensável a presença do responsável por este token ou de alguém que tenha a senha de acesso durante o atendimento pelo técnico do CTI, para que eventuais testes sejam realizados.

Quando for solicitar a instalação de um novo TOKEN, é imprescindível que seja disponibilizado ao técnico de suporte do CTI o manual/tutorial de instalação do mesmo. Se não o tiver, verifique com o fornecedor a disponibilidade de um tutorial/manual de instalação do mesmo.

OBS: Na compra de um novo TOKEN, exija do fornecedor o manual/tutorial de instalação do mesmo.

Para solicitar a instalação e/ou configuração de Tokens em microcomputadores, notebooks e netbooks com número de patrimônio da UFU, é necessária a abertura de um chamado (Ordem de Serviço) clicando sobre o botão “Solicitar Serviço” existente ao lado esquerdo da página. Selecionar a Área Responsável e marcar a opção de Problema: “Instalação/Manutenção de Tokens”.

Tópicos: 
Serviço

Sistemas Operacionais

por Portal CTIC
Publicado: 03/03/2017 - 10:29
Última modificação: 03/03/2017 - 10:29
Público-alvo: 
Docente / Técnico Administrativo / Órgão Administrativo / Unidade Acadêmica / Especial
Assunto: 
Manutenção de equipamentos / Suporte
Área de Atendimento: 
Suporte ao Usuário
Setor Responsável: 
+55 34 3239-4274 Ramal: 4274
Definições: 

O CTI instala e dá suporte apenas aos Sistemas Operacionais Windows 7, Windows 8 e Windows 10. Assim, a instalação/suporte de outros sistemas operacionais (Linux, Mac OS e Outros) depende de uma confirmação prévia junto aos técnicos do CTI responsáveis pelo atendimento de seu setor. Para as máquinas que possuem licenças do Windows, somente poderemos substituir o sistema operacional para outro que seja Open-Source ou licenciado.

Para solicitar a instalação de um Sistema Operacional e necessária a abertura de um chamado (Ordem de Serviço) clicando sobre o botão “Solicitar Serviço” existente ao lado esquerdo da página. Selecionar a Área Responsável e marcar a opção de “Problema: “Formatação de Computador”.

Unidade Organizacional

Setor de Suporte Santa Mônica

SSSM
por Portal CTIC
Publicado: 15/02/2017 - 17:44
Última modificação: 12/09/2019 - 14:08
Área de Atendimento: 
Suporte ao Usuário
Unidade Organizacional Superior: 
+55 34 3239-4303 Ramal: 4303
+55 34 3239-4265 Ramal: 4265
+55 34 3239-4277 Ramal: 4277
Horário de Atendimento: 
Segunda à sexta-feira das 07:30 às 11:30 e 12:30 às 17:00 horas
Endereço:
Setor de Suporte Santa Mônica
Divisão de Suporte ao Usuário
Universidade Federal de Uberlândia
Campus Santa Mônica - Bloco 1J
Av. João Naves de Ávila, 2121
Uberlândia - Minas Gerais - Brasil
CEP: 
38408-100
Referências: 
Próximo ao Centro de Convivência