O Conselho Diretor da Universidade Federal de Uberlândia institui a Comissão de Informática através da Resolução 02/2000. Em meados de 2010, iniciou-se um trabalho para reestruturação e readequação desta comissão para atender o disposto na Instrução Normativa 04 de 12/11/2010. Disponibilizou-se a página do Comitê Gestor de Tecnologia da Informação (CGTI) contendo o histórico da Comissão de Informática da UFU bem como novas resoluções que deverão ser apreciadas pelos Conselhos Diretor e Universitário acerca da Área de TI.

Abaixo, estão listadas algumas das principais Instruções Normativas, Decretos e Portarias na Área de TI, bem como o Guia de Boas Práticas em Contratação de Soluções de TI do SISP.